sábado, 6 de fevereiro de 2016

Os filmes do Oscar - PERDIDO EM MARTE (sete indicações)



ROBINSON CRUSOÉ EM MARTE, MAS SEM SEXTA FEIRA
 por Antero Leivas


Quase isso. Perdido em Marte, o mais recente trabalho de Ridley Scott no espaço traz a saga do herói solitário Mark Watney, ocupando o planeta vermelho entre passeios e, não muito exitosas, plantações de batatas. 

Dado como morto após uma missão espacial, um astronauta tem de sobreviver noutro planeta, enquanto o resgate não chega. E ponto. A trama é essa, nada além.


O maestro Scott, apesar do ambiente familiar encontra-se bem distante de seus brilhantes clássicos Alien e Blade Runner, contudo The Martian baseado fielmente, sabiamente enxuto dos dados botânicos, químicos e matemáticos, no best-seller de Andy Weir, diverte. E muito. Uma odisseia espacial pra sessão da tarde nenhuma botar defeito; um Gravidade menos denso ou um Os Eleitos menos solene. O gênero "sci-fi quase realista" sempre rende bons espetáculos e esse não é exceção. 


Com um vigoroso elenco de apoio, portando nomes que vão de Chiwetel Ejiofor a Sean Bean, passando por Jeff Daniels e Mackenzie Davis, além de cenas espaciais de tirar o fôlego, Perdido em Marte cumpre o que promete, sem grandes surpresas, mas agradando ao grande público inevitavelmente. Matt Damon numa interpretação madura, na pele do astronauta perdido no espaço dialoga o tempo todo com o público/câmera da nave levantando um tom de humor impecável, sem excessos. Além do apelo político pra lá de estratégico, incluso no simpático apoio do governo chinês, o destaque vai também para a trilha sonora, preferência musical cafonérrima da capitã Melissa Lewis, vivida por Jessica Chastain, mas surpreendendo no momento certo com Starman do recém-saudoso David Bowie.


Um filme comedido com interpretações comedidas junto a um roteiro comedido e uma direção experiente. Nada demais, porém extremamente agradável de ver.

Sete indicações para o Oscar. Não deve levar nenhum.

INDICAÇÕES AO OSCAR

Melhor filme
Ator: Matt Damon
Roteiro adaptado: Drew Goddard 
Edição de som
Mixagem de som
Direção de Arte
Efeitos Visuais

Nenhum comentário: