domingo, 4 de outubro de 2015

Evangelion faz 20 anos!

por Ricky Nobre 
 
Hoje, um divisor de águas absoluto da animação japonesa comemora 20 anos. No dia 4 de outubro de 1995 estreou o primeiro episódio de Neon Genesis Evangelion no Japão.


Nada em Evangelion é simples. Desde suas profundas e perturbadoras (ou não) implicações filosóficas, passando por sua confusa (ou não) trama, até seu conturbadíssimo (e muito!!) histórico de produção.

Em todas suas incarnações, Evangelion e suas equipes são cosmicamente incapazes de cumprir um prazo.

 - Na série original de TV, os dois últimos episódios tiveram que ser totalmente reescritos em cima da hora para poderem acomodar uma animação extremamente simples que pudesse ir ao ar na data e horário que deveriam. Chegou ao ponto de as "cenas do próximo episódio" mostrarem imagens das páginas do roteiro, pois absolutamente nada estava pronto.

O desfecho totalmente metafísico e alheio à trama concreta da série levou seu criador até a receber ameaças de morte (ah, fanboys...). Versões especiais de alguns episódios finais, seguidos de uma compilação para o cinema e mais dois filmes que substituiriam os dois últimos episódios da TV por um final mais condizente com o originalmente escrito, acabaram trazendo mais confusão do que esclarecimento. Posteriormente, episódios e filmes redundantes foram eliminados da continuidade, tornando bem mais fácil ver a série, deixando a escolha para o fã: ou o final original da série ou com o final feito para o cinema. Mas nenhum dos dois finais traz conforto, paz de espírito ou facilidade na digestão. Evangelion ficará entalado na sua garganta.

 - Sendo uma história original para a TV, um mangá foi lançado meses antes da estreia da série para aquecer o interesse do público. O autor dos quadrinhos, que não é o mesmo da série, fazia e lançava seu mangá quando queria. Resultado: foram 19 anos para lançar 14 volumes!!!

- A série da TV foi reimaginada para uma série de quatro longas animados para o cinema. Nenhum dos três filmes lançados cumpriu a data de lançamento original. O quarto e último filme simplesmente não tem data de lançamento.

Nada em Evangelion é simples, e nada nele acalmará seu coração. Mas não é para isso que assistimos. Assistimos pois uma paixão pela história, pelo universo e, principalmente, pelos personagens profundamente imperfeitos que sofrem e erram constantemente, nos consome. Assistimos pois uma trama extremamente conplicada e com vários buracos (alguns tapados por informações em livros e games oficiais), nos assombra tanto ou mais que a angústia dos personagens. Assistimos para testemunhar como uma série de animação sobre robôs gigantes padrão, com absulutamente TODOS os clichês do gênero (os que já não existiam ele criou), tornou-se uma obra profundamente perturbadora e original conforme os episódios se desenvolviam. Há 20 anos nascia Neon Genesis Evangelion.

Você pode não considerá-lo o melhor. Na verdade, pode até odiá-lo. Mas o fato é que ele é o mais importante anime de todos os tempos.

Nenhum comentário: