terça-feira, 5 de maio de 2015

LEMBRA DE GOTHAM?


por Renato Rodrigues
Com a chegada dos Vingadores II nos cinemas, a profusão de trailers bombásticos e principalmente o sucesso do Demolidor na Netflix, uma badalada série baseada em quadrinhos foi atropelada e largada na calçada. Pois é, como voltei a ver Gotham até o penúltimo episódio, vou tecer aqui uns rápidos comentários sobre a série.

Já lá no meio da temporada você joga tudo pro alto e apenas aproveita a viagem pois, assim como em Smallville, a trama caminha entre "o que aconteceu de verdade e o que poderia ter acontecido" no passado do morcegão e seus vilões.  Uma vez assumida essa postura você está liberto para aproveitar os acontecimentos e embarcar numa típica série policial ambientada numa cidade estranha (com gente esquisita...) mas ainda pé no chão (nada tão malucão tipo Twin Peaks).


Entre os "monstros da semana" que apresentam novos crimes e mostram possíveis origens dos clássicos vilões (Como o Espantalho), ficam duas tramas em paralelo ligando tudo o que acontece: a escalada do jovem Bruce Wayne (ainda inocente demais para o Wayne que conhecemos) rumo ao heroísmo e em busca de descobrir os mistérios sobre a morte de seus pais e as tramóias do Pinguim subindo os degraus da máfia local.

Eu gostei muito do que vi e lamento a série ter sumido assim da mídia e dos comentários dos fãs. Talvez a falta de ligação com outras encarnações do Batman justamente num momento em que todos celebram os crossovers ente Arrow + Flash ou Vingadores + filmes solo + SHIELD + Demolidor e até Homem Aranha, tenha transformado Gotham numa espécie de Forever Alone: A coitada rema contra a maré sem ter ligações com as séries de TV e nem com o futuro BatAfleck do cinema.

Só para constar, a Fish Mooney é uma personagem tão boa que em determinado ponto ela some da cidade para viver uma trama sem nada a ver com as demais e MESMO ASSIM ficou interessante e com gostinho de quero mais.


Fique aí com a promo do final de temporada onde o Pinguim botou os chefões da máfia na roda pra dançar e promete dar trabalho ao jovem Jim Gordon no futuro.

Nenhum comentário: