sexta-feira, 12 de novembro de 2010

COMIC CON no Rio de Janeiro


por Eddie Van Feu
Está rolando na Estação Leopoldina, pertinho da Rodoviária Novo Rio, a Comic Con 2010, que reúne fãs e artistas da área de quadrinhos. Os lobos da Alcatéia, incluindo esta velha loba de guerra que vos fala, estiveram ontem no evento e conferiram as presenças de Ziraldo, Otta e Manara, que aparecem aí nas fotos. Também revemos velhos amigos, como Sandro Lobo, da Morsh, que também faz parte da organização da paradinha esperta.

O evento estava morno. Na nossa louca juventude, estivemos nas duas Bienais Internacionais de Quadrinhos do Rio de Janeiro. Claro que fomos para este evento com a expectativa de algo similar. Não foi bem assim. Tem exposição de desenhistas e uma exposição do Manara (belíssima). Há palestras e autógrafos com vários artistas. Não conseguimos pegar autógrafo do Manara, que ao menos Ricky e eu acompanhamos há muito tempo, mas eu consegui dar dois quadrinhos meus pra ele autografados e ganhei um beijo! Pra quem perdeu, sábado ele estará de novo lá das cinco às sete autografando. Veja se não dá vexame e pelo menos leva um livro de verdade! É uma vergonha dar cartaz do evento e caderno pra autografar...

Encontramos velhos amigos e depois ficamos na plataforma dos trens comendo pancrepe (uma panqueca meio crepe meio indecisa, mas muito gostosa). Falamos da nossa vida passada como autores e editores de quadrinhos e como ficamos felizes em ter participao desse processo. O Brasil ainda precisa crescer muito pra ter uma indústria de quadrinhos relevante, mas toda caminhada começa com um primeiro passo e eventos como a Bienal de Quadrinhos, a FIC e a ComicCon são passos nessa direção.


Olhaí Milo Manara autografando! Acabei autografando pra ele, já que não deu tempo dele fazer isso por mim. Ele é o responsável por um traço limpo e sensual que ilustra dezenas de álbuns publicados no mundo inteiro. Tenho Verão Índio e O Gaúcho, com desenho dele e texto do Hugo Pratt, e agora tenho Borgia.

Faltou estande para vendas. A Travessa lá, com muitos títulos ótimos, mas com o mesmo preço da loja, o que não é vantagem nenhuma. Sentimos falta dos Super Heróis, dos cartuns, dos autores alternativos. A ComicCon parecia uma feira de quadrinhos europeus, que eu adoro, mas que não sustenta um público muito grande. Ouso dizer que faltou farofa. Qualquer evento de anime consegue ser mais eclético do que este evento. Fica a sugestão para a organização. Parabéns pelas presenças de tanto desenhista bom, mas da próxima vez, lembrem-se de chamar também o Batman, o Super Homem, os Watchmen, os X-Men, a Turma da Mônica e os fanzineiros desse Brasil Varonil!

Aí estão o Ziraldo e o Otta, antigo editor da MAD, que depois deu autógrafos para os fãs que liam a revista mais maluca da banca nos anos 80. Eu lia!

Pra quem quer ir, a entrada custa 10,00 (custou na quinta-feira, não sei se vai mudar) e o evento rola na  Estação da Leopoldina (Rua Francisco Bicalho, s/n, Rio de Janeiro/RJ).

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Desde quando o Otacílio ganhou um "T"?

Ursula disse...

Nossa, o Manara tava lá??? Ahh, eu amo a arte dele. Amo os quadrinhos, e outro dia, achei na net o Tarot Erótico. Gente, é lindo... Que perfeição.